segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Review: BioShock

Imagine um lugar sem regras, onde o grande não é limitado pelo pequeno, onde não existe etica cientifica. O suor na sobrancelha de um homem, pertence a quem?
De acordo com os russos, essa gota e de todos, de acordo com a America, é do governo, de acordo com a religião, pertence a Deus.

Mas ao criador da cidade de Rapture (cidade onde se passa BioShock) ela pertence a esse homem.

Com esse pensamento, houve a criação da cidade de Rapture, reunindo grande cientistas, sem restrições eticas, um cassino para cidadões jogarem, e emprego para todos, oportunidade para todas. Essas eram as premissas da cidade, construida no fundo do oceano, pois somente la caberia uma cidade assim.

E com o tempo, as mentes brilhantes encontrarem uma substancia ADAM, capaz de regenerar pessoas rapidamente, permitindo modificações genéticas nas pessoas, melhorias.

E assim, pessoas começaram a abusar destas tecnicas e aos poucos, os moradores começaram a enlouquecer, isso aliado ao fator de estarem trancados em uma cidade no final do oceano causou uma onda de loucura fazendo com que os cidadãos começarem a destruir a cidade, e assim acabou o reino que era rapture.

O jogo começa após um acidente de avião em alto mar, e você, unico sobrevivente, acaba encontrando a entrada para a tal cidade, mas sem ter o conhecimento disso.

Agora, você tem que atravessar a cidade para encontrar socorro, junto com uma ajuda, uma das poucas mentes sãs que estão por la, que entra em contato com você através do rádio.

Bem vindo a rapture, cuidado com seus moradores insanos.

Bioshock é uma mistura de tiro com horror/terror e quebras cabeças, alguns espertos, outros nem tanto.

Se pode usar o ambiente como armadilhas, como esperar o inimigos pisarem na agua e eletrocutar a água, etc..

Grafico: 9/10
Graficos lindos, inimigos bem feitos e realistas, um ambiente, no minimo, aterrorizador. Isso aliado com os cochichos dos inimigos escondidos pode causar uma certa tensão no ambiente.
Destaque para o ambiente externo quando se passa nos dutos ligando os setores da cidade, e a propria cidade no começo.

Jogabilidade: 7/10
Jogar um jogo de FPS em um controle analogico é sempre problematico. Bioshock não é diferente, mesmo com um certo "lock on" podendo ser utilizado, continua ruim, porque primeiro você tem q mirar uma vez e disparar, e depois ele segue o inimigo. Maaas, ele segue o inimigo com um certo atraso, assim sendo inutil contra inimigos que se mechem muito, que são todos os inimigos do jogo. Alem disso, é demorado para trocar entre plasmid (a "magia" do jogo) para uma arma de fogo e vice e versa. Uma tecnica eficaz é paralizar o inimigo com o choque e finalizar com a chave inglesa. Mas a demora que se tem para trocar entre um e outro é tao grande que se você não paralizar o oponente a uma certa distancia, a paralizia acaba e você toma um tiro. A jogabilidade tem seus pontos altos, afinal, quase qualquer coisa pode ser usada ao seu favor com o plasmid de telecinese, ou eletrocutar varios inimigos com a agua usando o trovão não tem preço, ou esperar eles pisarem em oleo e por fogo, entre muitas outras tecnicas (incluindo pegar a granada no ar com telecinese e devolver para o inimigo) fazem o jogo ficar variado e menos enjoativo. Mas a atmosfera tensa do jogo pode deixar os jogadores mais "fracos" meio afastados às vezes.

História: 9/10
A historia tenebrosa de rapture vai muito alem do que foi descrito no começo, assim como o historico de ADAM, os criadores, pesquisadores... e tudo esta no jogo, em audio reportes criados pelos moradores e trabalhadores, apenas esperando para serem encontrados e ouvidos. E o jogo incentiva os jogadores a encontrar esses audio reportes, alguns contem os numeros de certas travas de segurança/cofres/portas e somente assim podem ser encontradas.

Replay: 6/10
Um jogo com muitos atrativos, mas com poucas recompensas... Afinal, quem quer zerar o jogo no modo mais dificil sem morrer nenhuma vez se não liberar nada de novo no jogo, nenhum mapa especial, apenas os troféus do playstation 3 / achievements do 360/live... O jogo possui alguns DLC, mas apenas DLCs pagos... Após zerar e secar sua sede por historia, acaba... Mas não se desesperem, Bioshock 2 vem ai...

Total: 7/10
Um excelente jogo, com muitos pontos fracos, mas com excelentes pontos fortes. Para fans de FPS e terror, obrigátorio o jogo. Para os que apenas gostam, vale a pena checar. Deixe-se levar pelo mundo de rapture... se tiver coragem

Imagens:




Videos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário